sábado, 30 de maio de 2015

O verdadeiro conhecimento

A faculdade acabou, a pedagogia está só começando. Foi uma jornada linda, cansativa, de crescimento, de choro, de riso, gratificante! Só posso dar o mais sonoro GLÓRIA A DEUS! Glória ao Deus que eu sirvo! Por ter me sustentado até aqui, ter me capacitado, me reanimado quando eu pensei que não conseguiria prosseguir, providenciado o recurso necessário para cada ocasião, pelo olhar de cada criança, com a qual pude conviver e aprender a amar, semestre após semestre!...

É muita gratidão, não cabe aqui... Não cabe em palavras!

Porém, combinado com os gratos louvores dos quais meu coração transborda, existe um lamento; e junto a esse lamento, Deus me agraciou com uma sede renovada de salvação. É preciso interceder por aqueles que se deixaram corromper pelo deus do conhecimento. Que dinheiro, que nada! Vivem até mesmo reclamando da falta dele na sua conta bancária. Seu senhor são seus conhecimentos, suas capacidades e habilidades intelectuais. Desprezam Aquele que as criou.

Achei realmente memorável, durante o curso, ver a vaidade num nível que dá pena e que me causou uma profunda apreensão!... A ilustração que me vem à mente é de um copo de água posto em cima de um móvel, mas, bem na beirada, como se alguém, depois de colocá-lo, tivesse-o arredado pra frente, a ponto de deixá-lo quase caindo...! É dessa forma que enxergo a vivência de cada uma daquelas pessoas que, infelizmente, vivem como se Deus não existisse.

O lema é: “conhecimento é algo que ninguém jamais, poderá tirar de você!” – ok! Não venho aqui, contradizer esse, que é um fato absolutamente munido de verdade. Mas, nas horas difíceis, nas grandes tribulações, durante as adversidades, na morte, na dor, nas surpresas ruins, nas emergências que a vida se encarrega de trazer... De que valerá a sabedoria humana, científica, técnica?... De que forma as falas dos chamados, grandes filósofos, gravadas na mente de maneira fiel e definitiva, vão auxiliar? Eu não consigo conceber as teorias de Piaget e Vygotsky sendo relevantes diante de um leito de enfermidade ou de um filho, afundado no vício... Ou ainda, não enxergo esses revolucionários das ciências humanas (ou que sejam os das exatas) trazendo paz ao meu lar, alegria ao meu coração, lágrimas de prazer aos meus olhos, salvação à minha família!...

Eu tenho um grande prazer em adquirir conhecimento, uma verdadeira sede, que não acaba, e que eu alimento a cada dia... Leio demais, me informo sobre política, economia, faço questão de saber argumentar um pouco sobre todos os assuntos... Leio até sobre o que não creio. Mas, uma coisa é certa, quanto mais conhecimento acumulo, quanto mais informação e mais filosofia exponho à minha mente, mais firme se torna a minha convicção: “ENTENDEREI O TEMOR DO SENHOR E ACHAREI O CONHECIMENTO DE DEUS.” – Pr 2:5; “O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA, E O CONHECIMENTO DO SANTO A PRUDÊNCIA.” – Pr 9:10; “SE EU QUERO QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM, EU VOU AO CONHECIMENTO DA VERDADE.” – I Tm 2:4;  “GRAÇA E PAZ ME SÃO MULTIPLICADAS PELO CONHECIMENTO DE DEUS E DE JESUS NOSSO SENHOR.” – II Pe 1:2; “PORQUE O SENHOR DÁ SABEDORIA, DA SUA BOCA É QUE VEM O CONHECIMENTO E O ENTENDIMENTO.” – Pr 2:6; e ainda, “A CIÊNCIA DE DEUS É PARA MIM MARAVILHOSÍSSIMA. TÃO ALTA QUE NÃO POSSO ALCANÇAR.” – Sl 139:6.


Busco todas as teorias, leio todas as biografias. Mas ainda não encontrei teoria maior que o evangelho, vida mais linda que a do meu Jesus, morte mais honrada que a dEle na cruz, ensinamentos mais revolucionários do que os da Sua palavra, ou um livro mais vendido do que a best-seller, BÍBLIA SAGRADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário