FALA-SE QUE O BRASIL NÃO É SÓ DESTAQUE NO FUTEBOL, MAS TAMBÉM É
CAMPEÃO EM MUITA COISA RUIM. AQUI VAI MAIS UMA: NOMEAÇÃO DE SERVIDORES
COMISSIONADOS.
SÃO CHAMADOS DE CARGOS DE CONFIANÇA OU "APADRINHAMENTOS".
ESSAS VAGAS SÃO OCUPADAS NO SERVIÇO PÚBLICO POR QUALQUER UM QUE
COMPROVE TER CAÍDO NO GOSTO PESSOAL DE UM CHEFE DE QUALQUER UM DOS TRÊS
PODERES. NÃO CONSIDERA FORMAÇÃO ACADÊMICA OU EXPERIÊNCIA NA ÁREA, APENAS O FATO
DE SER PRÓXIMO DE QUEM "PODE MAIS".
O MAIS TRISTE É PERCEBER QUE, ALÉM DO NÚMERO EXORBITANTE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
NESSA CONDIÇÃO, FAZENDO DESMERECER O SERVIDOR QUE SE ESFORÇOU [MUITO] PARA SER
APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO E, ÀS VEZES AINDA PASSA PELO ABORRECIMENTO DE NÃO
SER CHAMADO PARA NOMEAÇÃO ANTES QUE SE ESGOTE O PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO
PRESTADO, MAIS UMA VEZ, O BRASIL SE ATENTA PARA COPIAR DOS
PAÍSES DESENVOLVIDOS APENAS ENTRETENIMENTO. DIGO, NA EUROPA ISSO NÃO É
EXCESSIVO, OS NÚMEROS SÃO MÍNIMOS DE SERVIDORES COMISSIONADOS, AO CONTRÁRIO DO
SENADO BRASILEIRO QUE JÁ ULTRAPASSOU O NÚMERO DE COMISSIONADOS CONTRATADOS EM
RELAÇÃO AOS EFETIVOS. SURPREENDENTEMENTE [OU NÃO], HOJE, EXISTEM MAIS
FUNCIONÁRIOS NO SENADO BRASILEIRO QUE FORAM NOMEADOS POR SEREM CONHECIDOS DA
NOSSA [NEM SEMPRE] RESPEITÁVEL CHEFIA DO QUE PESSOAS QUE FORAM APROVADAS EM
CONCURSO PÚBLICO.
EMBORA O PRESIDENTE DO SENADO POSSA SER VISTO NO YOUTUBE EM POUCO MAIS
DE DOIS MINUTOS DISCURSANDO A RESPEITO DOS CUSTOS QUE TAL ESTATÍSTICA GERA,
TRANQUILIZANDO SEUS OUVINTES, AFIRMANDO QUE O SERVIDOR COMISSIONADO CUSTA PARA
OS COFRES PÚBLICOS SETE VEZES MENOS QUE O EFETIVO [O QUE É NO MÍNIMO ESTRANHO,
UMA VEZ QUE OS CARGOS COMISSIONADOS DETÊM, EM SUA MAIORIA, OS MAIORES SALÁRIOS
DE ALGUMAS DAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS], NÃO FOI COLOCADO NA EDIÇÃO DO VÍDEO, MAS É
INDISPENSÁVEL QUE, NESSE DISCURSO, ELE TENHA CITADO OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA E RECONHECIDO QUE A NOMEAÇÃO DE COMISSIONADOS FERE, NO MÍNIMO, DOIS DELES: DA ISONOMIA E DA
IMPESSOALIDADE. SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI E TEMOS IGUAIS DIREITOS DE,
INCLUSIVE, INGRESSAR EM CARGO PÚBLICO. TAMBÉM NÃO CABE NA PRÁTICA DE RECRUTAMENTO
E SELEÇÃO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO SER 'PESSOAL', DEIXANDO DE "OBJETIVAR O
INTERESSE PÚBLICO", COMO EXPÕE O ARTIGO 37 DA CONSTITUIÇÃO.
AQUI NÃO SE PODE EXCLUIR O FATO DE QUE A POSSIBILIDADE DE NOMEAÇÃO DE
COMISSIONADOS É LEGALMENTE [E AMARGAMENTE] ACEITA E EXPRESSA NA CF/88. É MAIS
UMA, ENTRE AS LEIS QUE FAZEM COM QUE O POVO CLAME POR MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO DO
NOSSO PAÍS. TAMBÉM NÃO COMPARTILHO DA CONVICÇÃO DE MUITOS QUE DIZEM SER O FIM
DOS CARGOS EM COMISSÃO A SOLUÇÃO QUE PORIA FIM À CORRUPÇÃO NO BRASIL. CREIO QUE
A CORRUPÇÃO ESTÁ DENTRO DE CADA UM E QUE PODE SER EXTERNADA INDEPENDENTE DA
POSIÇÃO SOCIAL QUE ALGUÉM OCUPE OU DAS PERMISSÕES LEGISLATIVAS DE UMA NAÇÃO.
FATO É, QUE MAIS DE VINTE MIL SERVIDORES NESSE CONTEXTO SÓ NO GOVERNO
FEDERAL - PESSOAS QUE NÃO COMPROVARAM ESPECIALIZAÇÃO PARA A FUNÇÃO QUE EXERCEM
OU NÃO PASSARAM POR QUALQUER OUTRO PROCESSO DE SELEÇÃO E/OU CONCORRÊNCIA E
ATUAM JUNTO COM OS GOVERNANTES ESCOLHIDOS PELOS ELEITORES, NAS DECISÕES E
DETERMINAÇÕES ABSOLUTAMENTE RELEVANTES PARA O ANDAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DO
PAÍS - É UM EXAGERO E DEVERIA SER INCONSTITUCIONAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário