terça-feira, 22 de abril de 2014

Marco Civil da Internet: APROVADO!

Vamos ver até quando esse texto fica "por aqui"...

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/senado-aprova-marco-civil-da-internet.html

EU ENTENDO O MARCO CIVIL DA INTERNET. MESMO. AFINAL, PUBLICA-SE NA REDE DE MANEIRA ABERTA E DAS MAIS VARIADAS FORMAS E PELAS MAIS DIVERSAS CLASSES SOBRE OS MÉTODOS DE ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, BEM COMO SOBRE OS EVENTOS (NEM SEMPRE APRAZÍVEIS) QUE OCORREM EM SUA GESTÃO. CITAÇÕES DE PESSOAS INFORMADAS, DESINFORMADAS, DE NÍVEL CULTURAL ALTO OU NÃO, PESSOAS QUE TEM NESSA PRÁTICA SUA FONTE DE RENDA, PESSOAS QUE NINGUÉM SABE QUEM É, MAS QUE TEM FEITO CONHECIDOS SEUS TEXTOS OPINATIVOS (OU “OPINIÚDOS”) A RESPEITO DA GESTÃO DE GOVERNO DO BRASIL ATUAL. EU ENTENDO QUE, EMBORA ESSES CIDADÃOS, QUE FAZEM QUESTÃO DE SE POSICIONAREM POLITICA E ECONOMICAMENTE NÃO ESTEJAM DESCOBRINDO A PÓLVORA, MAS JÁ HÁ BASTANTE TEMPO OS BLOGUEIROS, COLUNISTAS E BIÓGRAFOS ALHEIOS (ETC) ATUAM, CHEGA UMA HORA QUE CANSA E, QUANDO CANSA, É SÓ CRIAR UM LIMITE (OU MUITOS). MAS PARA QUE NINGUÉM DISCORDE, É SÓ MAQUIAR. FICANDO COM “CARA BONITA”, OU QUASE INCOMPREENSÍVEL, POPULARMENTE FALANDO, NINGUÉM VAI QUERER IR À FUNDO QUANTO AO CONTEÚDO.

EU ENTENDO O MARCO CIVIL PORQUE HÁ MUITO O QUE SER ESCRITO, OU DITO SOBRE NOSSOS GOVERNANTES, ACABA POR SER ENFADONHO LER TODO DIA A MESMA COISA. EMBORA SEMPRE TENHA ESPAÇO PARA SE AGRAVAR, O CENTRO DOS TEXTOS E DAS CRÔNICAS VARIA MUITO POUCO: CORRUPÇÃO, MENTIRAS, FINGIMENTO, QUANTO AO CLAMOR DO POVO: INSENSIBILIDADE E POR AÍ VAI. O GOVERNO DEVE ESTAR QUERENDO NOS POUPAR, LEITORES OCUPADOS QUE SOMOS E, CONTROLANDO SÓ ALGUMAS FORMAS DE EXPRESSÃO, TEREMOS MAIS TEMPO PARA NÃO LER, PARA NÃO SABER, PARA NÃO APRENDER, MAIS TEMPO PARA GASTAR SEM USAR. QUANTO MAIS DISTANTE DAS INFORMAÇÕES E OPINIÕES, MAIS PERTO DO VOTO CONSISTENTE E DETERMINADO EM CANDIDATOS QUE NÃO VÃO FAZER NADA ALÉM DE ENTRAR PARA AS ESTATÍSTICAS RUINS DA NOSSA HISTÓRIA POLÍTICA, NÓS VAMOS FICANDO.

É ABSOLUTAMENTE COMPREENSÍVEL A INSTITUIÇÃO DO MARCO CIVIL NUM PAÍS ONDE A MÁ ADMINISTRAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO E DA COISA PÚBLICA ESTÁ NUM NÍVEL CATASTRÓFICO, QUASE SEM SOLUÇÃO. PARA QUE FALAR OU ESCREVER A RESPEITO DE UMA REALIDADE COMO ESSA? A QUEM ISSO INTERESSA? ENTENDO AS CENSURAS EM FORMA DE PROTEÇÃO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.

O QUE NÃO DÁ PRA ENTENDER É O MOTIVO PELO QUAL NÃO SE FAZ DIFERENTE. O LUCRO PESSOAL TÃO ACIMA DO COLETIVO E O DESPREZO POR SI MESMO QUANDO NÃO SE QUER MELHORAR SUA IMAGEM (OU AO MENOS TENTAR). AO INVÉS DE FAZER CALAR, PORQUE NÃO TRABALHAR PARA QUE UMA OUTRA VISÃO SE TENHA DE UMA ENTIDADE TÃO EM FOCO, TÃO VISADA COMO O GOVERNO DE UM PAÍS? O QUE NÃO HÁ COMO ENTENDER É ONDE SE QUER CHEGAR OU QUAL SERIA O OU OS OBJETIVOS DESSES GOVERNANTES QUE NÃO SÃO MAIS DO QUE LÍDERES DE SI MESMOS, DAS SUAS PRÓPRIAS CAUSAS, ÀS VEZES PARTIDÁRIAS, VAMOS DAR O BRAÇO A TORCER, MAS ÀS CUSTAS DA EXPECTATIVA E DO TRABALHO DO POVO. É INCOMPREENSÍVEL O PRAZER QUE HÁ (SE É QUE HÁ ALGUM) EM SER MAL FALADO, OBJETO DE FRUSTRAÇÃO E TER SEU NOME REPETIDAMENTE CITADO SENDO RELACIONADO COM UM DESCRÉDITO DESCOMUNAL.
NÃO SÃO AS BARREIRAS DIANTE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO AS INCÓGNITAS, MAS SEUS AUTORES. AQUELAS SÃO PURA COERÊNCIA E NECESSIDADE REAL DE QUEM AS REQUER, JÁ ESSES, DESAFIOS PARA QUALQUER PENSADOR, UMA VEZ QUE NA GANÂNCIA DESMEDIDA DE QUERER OBTER ATÉ O QUE NÃO É LEGALMENTE ACESSÍVEL, SE ESQUECEM ATÉ DE SI E DE SUA DIGNIDADE HUMANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário