sexta-feira, 25 de abril de 2014

O 'Não' à Opinião

ENFIM, RACHEL SHEHERAZADE FOI PROIBIDA DE OPINAR NA BANCADA DO JORNAL DO SBT. MAS NÃO OUVI DIZER QUE DENTRO DE SUA CASA OU NUMA REUNIÃO ENTRE AMIGOS, ELA TAMBÉM NÃO PODERÁ FALAR O QUE PENSA E O QUE VÊ NA SOCIEDADE E NA POLÍTICA DO PAÍS. ISSO SIGNIFICA QUE O PROBLEMA NÃO ESTÁ EM ELA SE EXPRESSAR, MAS SIM, NO FATO DE “EXPOR SUA EXPRESSÃO PUBLICAMENTE". COLOCAÇÃO ÓBVIA A MINHA, ALÉM DE REDUNDANTE? PARA ALGUNS, TALVEZ. MAS PARECE QUE A POPULAÇÃO, DE UMA FORMA GERAL, NÃO TEM CLARA CIÊNCIA DISSO: A CENSURA NO BRASIL É REAL.

RACHEL SHEHERAZADE, QUANDO OPINAVA (TRISTE, CONJUGAR ESSE VERBO NO PASSADO, SOBRETUDO SE REFERINDO A ELA) REPRESENTAVA O POVO, EM SUA MAIORIA, EM SUA GRANDE E ESMAGADORA MAIORIA. LOGO, ACABOU POR “ESMAGAR” OS ARGUMENTOS DO GOVERNO E, COMO UMA MÃE QUE ORDENA QUE O FILHO SE CALE QUANDO ELA NÃO CONSEGUE MAIS ELABORAR RESPOSTAS PARA OS QUESTIONAMENTOS DELE, NOSSA DESTEMIDA ÂNCORA, FAZENDO AS VEZES DESSE FILHO, FOI OBRIGADA A SE RESGUARDAR QUANTO À SUA VISÃO INTELIGENTE E INDIGNADA DAS INJUSTIÇAS SOCIAIS E DA SOCIEDADE COMO UM TODO.

DIANTE DISSO, APRENDEMOS QUE O GRANDE “MAL” QUE UM CIDADÃO BRASILEIRO PODE CAUSAR NÃO É FALAR OU TER OPINIÃO SOBRE O QUE QUER QUE SEJA: O POVO PRECISA ENTENDER QUE O QUE FAZ DIFERENÇA É TORNAR MANIFESTO O QUE ELE SABE. MESMO QUE SEJA UM “CONHECIMENTO DE POVO”, POPULAR, PORTANTO. É OUVIDO E TEM VALIDADE.

SE FAZ ENTÃO, MAIS DO QUE INDISPENSÁVEL, SABER. DA FORMA MAIS AMPLA E SEM RESERVAS QUE ESSE TERMO POSSA SIGNIFICAR. ESTUDAR, LER, SE INFORMAR, DESENVOLVER UM SENSO CRÍTICO E UM NÍVEL DE PERCEPÇÃO AGUÇADA QUANTO À SOCIEDADE, À POLÍTICA, ÀS RELAÇÕES ENTRE UMA E OUTRA E ESPECIALMENTE, APRENDER A ENXERGAR E ANULAR A CORRUPÇÃO DENTRO DE SI MESMO. EMBORA SEJA DA NOSSA NATUREZA SE DEIXAR CORROMPER, DE NADA ADIANTA TERMOS OU ANTES, REIVINDICARMOS GOVERNANTES E LEGISLADORES EXEMPLARES, SE A PRÓPRIA SOCIEDADE NÃO REFLETIR ISSO ENTRE SEUS MEMBROS. A “CARA” DE UM PAÍS É CONSEQUÊNCIA DA POSTURA DO SEU POVO, NÃO DOS SEUS GOVERNANTES. EXEMPLO PRÁTICO: SE A POPULAÇÃO NUNCA SE EDUCAR QUANTO AO LUGAR CORRETO DE JOGAR O LIXO, NÃO IMPORTA QUE SANTO VENHA PRESIDIR O PAÍS OU OS CARGOS MINISTERIAIS, OS PROBLEMAS DE SANEAMENTO BÁSICO E DA POLUIÇÃO DOS RIOS, MARES E DAS VIAS PÚBLICAS JAMAIS SERÃO SANADOS.

A TELEVISÃO É UMA MÍDIA CONTROLADA PELA POLÍTICA. O QUE ACONTECEU COM RACHEL SHEHERAZADE É SÓ MAIS UMA PROVA DISSO. MAS FORA DAS MÍDIAS E, COMO JÁ FOI CITADO, DESDE O PRÓPRIO COMPORTAMENTO, O CIDADÃO PODE E DEVE SE FAZER OUVIR E, O MAIS IMPORTANTE, FAZER VALER SUA VOZ E SUAS ATITUDES QUANTO ÀS MELHORIAS SOCIAIS E LEGISLATIVAS DE QUE O PAÍS REQUER, PARA SER CAPAZ DE OFERECER UMA VIDA MAIS DIGNA A TODOS.

O MARCO CIVIL DA INTERNET TAMBÉM JÁ FOI APROVADO, O QUE NOS APONTA PARA O FATO DE QUE TEXTOS COMO ESSE NÃO DEVEM PERMANECER MUITO TEMPO ACESSÍVEIS. PREVEJO UM TEMPO EM QUE SÓ VAI NOS RESTAR A JANELA DA NOSSA CASA – AO MENOS PARA AQUELES QUE NÃO FORAM DESABRIGADOS PARA AS OBRAS DA COPA – E NOSSOS GRITOS ATRAVÉS DELA.

QUE POSSAMOS LANÇAR MÃO DE TODO E QUALQUER ARTIFÍCIO LEGAL (ENQUANTO ELES NÃO SE EXTINGUIREM) A FIM DE, MUITO MAIS DO QUE OPINAR, RELEMBRAR QUANTAS VEZES FOR PRECISO QUE NÃO APENAS TEMOS DIREITOS, MAS ESTAMOS DISPOSTOS A LUTAR COM CARTAZES E AÇÕES POR CADA UM DELES. INCLUSIVE O DIREITO DA LIVRE DA MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO GARANTIDO NA CONSTITUIÇÃO, MAS NEM SEMPRE LEVADO EM CONTA POR AQUELES QUE DEVERIAM MAIS DO QUE TER CONHECIMENTO DO SEU CONTEÚDO, MAS PERMITIR O QUE ELA PERMITE E SÓ PROIBIR O QUE ELA PROÍBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário